Orientação Parental

A orientação parental é um processo que faz parte da intervenção ABA de todos os atendidos e ela ocorre por meio de orientação dada aos pais, podendo se estender a outros parentes que convivem com o atendido, de modo a proporcionar aprendizado de novos comportamentos nas relações com seus familiares, bem como, redução de comportamentos que interferem a rotina da família no dia a dia. 

Na Aplicar, como os atendimentos ocorrem na clínica, na casa do atendido, na escola e em diversos outros contextos, nós priorizamos as aplicações por meio dos profissionais e, assim que os comportamentos entram em redução ou se adquirem novos, a orientação é passada para os familiares, proporcionando um contexto de generalização mais tranquilo e saudável para os pais. É claro que algumas situações poderão demandar muito dos familiares, mesmo com todo apoio dos profissionais, mas a nossa premissa é de que o ensino ocorra primeiramente com os profissionais para realizar a generalização posteriormente. 

Para uma boa orientação ocorrer, o indicado é que o profissional que faz a orientação seja o mesmo que orienta os profissionais que atendem a criança ou o adolescente para estar inteirado de todos os processos da terapia. Caso não seja o mesmo profissional, é recomendado que o orientador parental, acompanhe semanalmente o atendido da família que for orientar. Não existe orientação parental por meio de outros profissionais que não o que de fato acompanha todo o processo.